Você sabe como se calcula o IDEB?*

Segundo o INEP:
O Ideb é um indicador de qualidade educacional que combina informações de desempenho em exames padronizados (Prova Brasil ou Saeb) – obtido pelos estudantes ao final das etapas de ensino (4ª e 8ª séries do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio) – com informações sobre rendimento escolar (aprovação).

-------------------------------------------------

Há quem esteja excessivamente orgulhoso dos avanços nos índices do IDEB 2007. Eu não Estou. Confesso que vejo tudo com alguma desconfiança. Não no índice, com o qual até concordo, mas com a maquiagem que alguns Estados, Municípios e Escolas têm engendrado.

-------------------------------------------------

Afinal, o IDEB considera as avaliações oficiais, mais as taxas de aprovação.

Em nossa experiência docente, temos visto muitos maquiarem as taxas, com aprovações em massa, desconsiderando totalmente o (des)preparo dos alunos.

Temos exemplos? Muitos. Basta dar uma olhada na tabela "Cópia de resultado final_ideb2007_com proficiencia pb saeb" disponível no site do inep (http://portalideb.inep.gov.br/).

Observando com cuidado, vemos um decréscimo do índice na proporção do avanço, da 4ª para a 8ª série do Ensino Fundamental e desta para o 3º ano do Ensino Médio. Quer dizer, quanto mais se avança, menos as maquiagens nas taxas de aprovação conseguem "resolver" o problema das baixas notas atingidas nas avaliações oficiais.

Vamos refletir sobre isso! Voltaremos à discussão!