Sobre as causas da crescente diferença entre escolas públicas e privadas

 

Conforme o post abaixo, publicando reportagem do portal UOL, tem crescido a diferença entre o desempenho de escolas públicas e privadas. Suas causas, aparentemente complexas, podem ser vistas e apontadas até com certa facilidade. Resumindo, passa essencialmente pela gestão, pelo mau espírito de determinada visão do serviço público e pelo(perverso) corporativismo que logra colocar sob tapetes muita sujeira que jamais existiria na escola privada.

Estou trabalhando nesse artigo. Em breve.

1 Comente:

Fusca disse...

Bem resumido, professor Sidnei. A falta de prioridade do governo atual em relação à educação, saúde, segurança e saneamento básico levou aos resultados vergonhosos do nosso país em relação ao resto do mundo: lanterninha em educação a começar pela matemática e interpretação de textos, desigualdade social entre as 3 piores do mundo (como nunca antes), IDH estagnado há 8 anos devido à falta de saneamento básico que mantém a mortalidade em níveis elevados, índices de criminalidade crescentes em estados que não estavam entre os piores: Pará, Bahia, devido a recentes governos da mesma base partidária do federal, e por aí vai.
É uma pena, pois o Brasil poderia estar bem melhor! E educação pública deveria ser a primeira prioridade e deveria ser igual ou melhor do que a privada - como já foi em décadas anteriores e como é em vários países da Europa.
Ao invés das humilhantes cotas (racionamento) "raciais" ou "sociais" (?!?), TODOS deveriam ter acesso a uma BOA educação desde o início, com oportunidades iguais para todos se habilitarem DE VERDADE ao melhor ensino superior. Primeiro porque raça é critério para cachorros e animais domesticados, não para pessoas, segundo porque quem consegue uma vaga graças a qualquer tipo de cota (racionamento), já começa em desvantagem por não possuir a mesma base educacional.
Como na saúde, a desigualdade já começa no primeiro dia de aula, devido ao descaso governamental.

Muito bom e instrutivo esse blog, Professor, parabéns! Tem mais um seguidor.